Como Montar Um Espaço Gourmet No Seu Apartamento

Se você ama cozinhar, receber família e amigos, uma ótima dica para seu apartamento é a inclusão de um espaço gourmet! Além de ajudar a valorizar o seu imóvel, você ainda tem à disposição um local ideal para relaxar e curtir a vida.    

Gostou? Então, continue lendo este artigo e veja como é possível criar esse ambiente!

O que é um espaço gourmet?

O espaço gourmet é um ambiente dedicado para a gastronomia. Ele pode ser criado tanto em uma área externa quanto interna, em uma sacada, garagem ou varanda.

Normalmente esse espaço é pensado para ser uma área confortável. Para tanto, possui equipamentos modernos na área da cozinha e diversas cadeiras e sofás para relaxar.

Etapas para criar o seu espaço gourmet

Deseja montar um espaço gourmet em seu apartamento? Então, confira abaixo quais passos seguir para criá-lo.

Defina qual o estilo do ambiente

Antes de sair montando seu espaço gourmet, o primeiro passo é avaliar qual estilo será seguido no projeto. 

É ideal contar com a ajuda de um designer de interiores ou arquiteto para garantir mais conforto e beleza ao ambiente. No entanto, é possível buscar inspirações em redes sociais e revistas especializadas para criar o espaço dos sonhos. 

Alguns exemplos de estilo que indicamos para este espaço são: 

  • retrô: remete às formas e cores das décadas de 50 a 70; 
  • rústico: inclui elementos naturais;
  • contemporâneo: faz uso de materiais lisos como vidro, cimento queimado, inox, pedra polida e madeira. 

É preciso considerar, também, a integração desse espaço com outros ambientes do seu apartamento para que as decorações fiquem em harmonia. Afinal, pode ser que ele funcione como uma extensão da cozinha ou da sala de jantar. 

como-montar-um-espaco-gourmet-no-seu-apartamento

Invista em móveis e eletrodomésticos

A área gourmet precisa ser capaz de acolher e reunir pessoas de maneira confortável. Assim, apostar em móveis planejados para otimizar o espaço, especialmente em apartamento, é uma ótima opção. Além disso, é fundamental estar atento aos acabamentos das peças que você for adquirir para facilitar a limpeza e trazer mais praticidade ao uso. 

Escolha, também, eletrodomésticos de boa qualidade, que estejam de acordo com o estilo que você idealizou.

Aposte em plantas para decorar

Além de trazer mais leveza e harmonia para seu espaço, as plantas podem ser utilizadas de forma funcional. É possível, por exemplo, criar um jardim vertical no seu apartamento com temperos para usar em suas preparações.

O único ponto de atenção é posicionar suas plantas de forma que não comprometam a circulação no ambiente. 

Encontre a iluminação ideal

É preciso estar preparado para receber os convidados tanto durante o dia quanto à noite. Por isso, a iluminação do local precisa ser acolhedora e cuidadosa. 

Por exemplo, é possível fazer uso da iluminação indireta para dar destaques a peças e objetos do espaço do ambiente por meio de spots direcionados ou arandelas. Ou você pode apostar em um ambiente iluminado de maneira suave, por meio de uma iluminação difusa. Também é possível mesclar diferentes tipos de iluminação para criar um efeito visual interessante.

Com esses passos, você em breve estará montando seu espaço gourmet! Aproveite, também, para ler mais dicas para decoração de apartamento!