Como saber a posição solar de um Imóvel

A primeira vista, verificar a incidência de luz natural de um imóvel pode parecer exagero. Mas ela é uma grande aliada para a qualidade de vida dos moradores, por isso, se atentar à posição solar na hora de comprar ou alugar um imóvel é muito importante!

Mas como fazer a melhor escolha? Saiba mais neste artigo!

Por que é importante escolher um imóvel com uma boa posição solar?

Antes de saber como descobrir a posição solar de um imóvel, é significativo entender os motivos que tornam esse detalhe tão importante.

Segundo um estudo publicado no site da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a radiação do sol tem ação fundamental no organismo humano e a falta desse recurso está diretamente relacionado ao surgimento de doenças físicas e psiquiátricas, geralmente atreladas à falta de vitamina D.

Além disso, a incidência de raios solares contribui também para a estrutura da propriedade, evitando o aparecimento de fungos e ácaros.

Por fim, com esse tipo de cuidado você pode ter maior conforto e também investir na melhor a decoração de apartamento e até mesmo planejar uma urban jungle para escolher e cuidar de plantas em casa. 

Qual é a melhor posição solar para imóveis?

Com isso, é fácil compreender que os imóveis que recebem maior incidência solar no período da manhã, quando as temperaturas estão mais amenas, são os mais valorizados.

Mas é considerável se atentar ao equilíbrio, pois o sol em excesso também pode prejudicar a estrutura e o conforto dos moradores. Assim, é indispensável avaliar a posição dos cômodos e os lugares da casa que os moradores passam mais tempo. Esse cuidado também vale para caso você esteja comprando um imóvel na planta.

Como escolher a melhor posição solar para a propriedade?

Para verificar a exposição solar é simples. Basta considerar as coordenadas em que o sol nasce e se põe, ou seja, o leste e o oeste respectivamente. É possível realizar essa ação com auxílio de uma bússola ou até mesmo com um aplicativo de smartphone, caso você não tenha esse equipamento.

Assim é possível ter uma ideia de posição solar ao longo do dia e entender quais são os pontos da sua casa que terão maior incidência durante a manhã e tarde.

Uma observação importante é considerar as variações que acontecem durante as estações do ano, principalmente no inverno e no verão, por conta da posição da terra em relação ao sol.

Para complementar a decoração  e conforto visual no seu imóvel para além da luz solar, confira também quais são os tipos de iluminação por ambiente e como escolher!