Entrevista com Marcelo Fraiha

1 – Qual é o propósito da Fraiha Incorporadora?

A Fraiha Incorporadora é uma empresa de 50 anos de história que sempre teve sua marca muito atrelada a qualidade. O maior propósito da Fraiha é oferecer qualidade de vida. Qualidade em tudo para os moradores e nossos clientes em geral, melhorando a sensação da família que vive em um apartamento da Fraiha.
A gente não traz felicidade, né? Nós levamos mais conforto e prazer para as famílias ficarem juntas, com infraestrutura total, vivendo em um lugar mais agradável e com mais conforto. Sempre busquei e foquei nisso, no conforto e na qualidade.

2 – Qual é o melhor edifício construído pela Fraiha?

Difícil escolher um né? São cinquenta anos de história, com mais de cinquenta empreendimentos entregues. Nestes empreendimentos, um muito especial para nós, é o edifício Arte, na rua Canário esquina com Juriti. Na comemoração dos nossos cinquenta anos lançaremos dois empreendimentos super especiais também, o edifício San Paolo Alto de Pinheiros. Como eu disse é muito difícil escolher apenas um. Também a linha Modern Life. Todos estes edifícios carregam uma história muito legal por trás.

3- Defina em uma frase o novo lançamento San Paolo – Alto de Pinheiros?

Esta frase já define tudo, um lançamento grandioso em todos os detalhes. Esta frase resume muito bem o que é um prédio. Um prédio imponente, com muita diversificação, apartamentos enormes, muito conforto, todos os espaços amplos: Quartos e sala realmente grandes, além de muita sofisticação nos detalhes.

4- O Brasil foi muito atingido pela pandemia, mas o setor imobiliário teve um forte crescimento em 2020 e 2021. Como você vê a situação do setor para o ano de 2022?

Na verdade, todos do setor imobiliário, no começo de 2020, quando teve início a pandemia, acharam que seria uma enorme crise para o setor.
Quem poderia esperar que fosse desta forma. A partir de julho, o mercado inteiro já estava respondendo bem, as vendas voltaram e voltaram fortes, o segundo semestre foi muito bom e o ano de 2021 também foi muito bom.
Em 2022 será um ano de muitos desafios, aumento da taxa de juros, tem a instabilidade política, mas é uma coisa que já estamos acostumados, sempre vivemos este cenário no Brasil. Neste panorama, muitas pessoas buscam os imóveis como uma forte moeda, um ativo real para colocar seu dinheiro, fugindo, às vezes, das incertezas macroeconômicas e políticas.
Desta forma, é possível termos uma expectativa positiva para esse mercado de luxo. Pode ser que em diferentes segmentos e mercados seja mais difícil, mas considerando estes apartamentos e um segmento de altíssimo padrão, focados pra um público Triple A entendemos que este público é constante e seguirá sendo ótimo no próximo ano. 

5 – Qual será a sua estratégia comercial para vencer os juros altos em 2022?

Na verdade, será a mesma estratégia que nós viemos adotando. Fazemos produtos de altíssima qualidade, com diversos atributos, e que quando o cliente decide comprar, colocando fé naquele imóvel, independente dos juros, ele compra, porque tem uma necessidade. A família deste cliente está crescendo, por exemplo, precisará de um apartamento novo, então seguimos fazendo exatamente como temos feito. Em primeiro lugar: ter um ótimo produto para poder vender. Bons produtos sempre vendem.

6- Qual é o tamanho do landbank da Fraiha?

Hoje nosso landbank está composto, mais ou menos, por sete novos terrenos em torno de 2.000 m² em Moema, Campo Belo, Pinheiros e Vila Clementino.

7- Qual será o vgv lançado em 2022?

A princípio, no primeiro semestre de 2022 lançaremos o Parque Avenue, um lançamento em torno de quinhentos milhões de reais em parceria com a Eztec. No segundo semestre, ainda está indefinido, se teremos mais um lançamento ou não, dependerá se teremos algum projeto aprovado.

8- Participam de projetos filantrópicos? Qual?

Os sócios da Fraiha participam de diversos projetos filantrópicos, principalmente na pessoa física. Ajudamos instituições de caridade, ONGs e algumas vezes pela empresa costumamos fazer ações em conjunto com os colaboradores. Todos se envolvem e ajudam uma creche, fornecendo restos de material de obra para construir abrigos e outras ações também, que são realizadas mais por pessoa física

9- A que atribui o sucesso?

Eu atribuo o sucesso principalmente à credibilidade do nome da Fraiha, que construímos ao longo desses cinquenta anos. Uma empresa que sempre foi muito séria, muito honesta e sempre cumpriu seus prazos, sempre pagou em dia seus fornecedores, sempre entregou os prédios na data certa, honramos nossos contratos. Acredito que sempre fizemos produtos de boa qualidade.
Então tudo isso ajudou muito a empresa a superar todas as crises, todas as incertezas, todas as dificuldades que temos em trabalhar no nosso país e prosperar, sobreviver por cinquenta anos em um país como o Brasil. Então tem que ser uma empresa, que, em primeiro lugar, precisa ter muita credibilidade. Uma empresa e uma pessoa em que as pessoas acreditem e valorizem, tendo certeza que quando se compra um empreendimento, principalmente na planta, entregará o que está prometendo.