Automação Residencial: mais conforto para sua casa

Em um mundo onde a tecnologia está sempre nos surpreendendo, a automação residencial surge como uma grande aliada para tornar nossa vida em casa mais fácil e agradável. Mas, vamos ser sinceros, muitas vezes pode ficar difícil acompanhar tantas novidades e inovações. Não é mesmo?!

Por isso, hoje queremos te contar o que é automação residencial e como ela pode fazer toda a diferença na sua casa. Confira abaixo: 

Mas Afinal, o que é Automação Residencial?

como planejar a sua automação residencial

Se você já se pegou sonhando em controlar tudo na sua casa sem precisar levantar do sofá, saiba que a automação residencial é exatamente isso. 

É como ter um assistente pessoal, 24 horas disponível para cuidar de coisas como iluminação, temperatura, limpeza e segurança do seu lar.

Métodos de Controle Mais Utilizados

MétodoFerramenta
Aplicativos de AutomaçãoSmartphones
Aplicativos de AutomaçãoTablets
Comando de VozAssistentes Digitais

Vantagens da Automação Residencial

Nos últimos anos, a automação residencial se tornou uma grande tendência no mercado imobiliário. Inclusive, sendo incentivada através de contratos que presenteiam compradores com assistentes digitais como Alexa. 

Essa tendência, se deve principalmente às vantagens oferecidas por essa tecnologia, que oferece uma dose extra de conforto, bem-estar e tempo de qualidade para os usuários. Conheça as principais vantagens da automação residencial:

  • Economia de tempo e aumento do conforto
  • Comando de ar-condicionado, fechaduras, luzes e eletros à distância
  • Você pode comandar os eletrodomésticos por voz
  • Possibilidade preparar o ambiente para sua chegada à distância 
  • Monitoramento de segurança inteligente
  • Valorização do seu imóvel
  • Maior controle sobre o consumo de energia

Equipamentos e Sistemas Necessários

Com tanta modernidade, é normal se perguntar quanto custa a automação residencial e quais equipamentos são necessários para que esse projeto saia do papel. Por isso, preparamos uma lista de equipamentos de automação residencial que são essenciais no seu projeto. 

Como a automação residencial pode trazer mais conforto para a sua casa
EquipamentoFunção
Alexa e Google HomeComandar a sua casa inteligente por voz
Interruptor e Lâmpada InteligenteLigar, desligar e ambientar luzes
Câmeras e fechadurasMonitorar, abrir, fechar e garantir a segurança do espaço
Central de Controle RemotoLigar e desligar aparelhos com comandos por infravermelho, substituindo controles em geral.
Smart TVs e Home TeacherPossibilita a operação geral da TV por comandos de voz, perfil de usuário e muito mais.
Robô AspiradorPossibilita a limpeza da casa à distância
Eletrodomésticos InteligentesPossibilita o acionamento, monitoramento e execução à distância
Wi-FiResponsável pela integração de todos os itens

Como fazer um projeto de Automação Residencial

Se o que está te impedindo de automatizar a sua casa é achar que essa é uma tarefa difícil, precisamos te contar um segredo: ter uma casa inteligente pode ser simples e com preços bem acessíveis. 

Atualmente, sistemas de comando como Alexa e Google Home já possuem alguns caminhos de automação pré-definidos e automático, possibilitando que você mesmo realize a integração dos aparelhos. O único requisito para utilizar a ferramenta é que o equipamento que você deseja comandar por voz tenha conexão com a internet, sendo enquadrado na categoria smart.

Caso você deseje um projeto mais personalizado, com abertura de persianas em horários pré-definidos, perfis de reconhecimento de presença e personalização ou até mesmo comandos mais complexos, atualmente já é possível encontrar empresas especializadas nessa demanda. Assim, você pode conhecer um universo de infinitas possibilidades para uma casa inteligente e inteiramente conectada. 

Como tudo isso impacta na valorização do seu imóvel

A automação residencial é o futuro dos lares e escritórios, facilitando muito o nosso dia a dia, trazendo mais tempo, autonomia, personalidade e modernidade para os espaços. Contar com um ambiente inteiramente preparado para a criação de uma casa inteligente, coloca o seu imóvel frente aos demais em questões como destaque e valor, possibilitando uma rentabilidade mais elevada no futuro. 

Descubra e se jogue em todas as maravilhas que o mundo da automação residencial pode oferecer. Essa é uma ação que trará mais conforto e qualidade de vida para o seu dia a dia.

Essas são as dicas que preparamos para tornar o seu imóvel ainda mais completo. A Private é referência no mercado de imóvel alto padrão, oferecendo uma experiência completa, com a expertise de mercado necessária para garantir o seu bom negócio.