O uso de pedras ornamentais segue sendo tendência nos projetos de arquitetura e decoração, principalmente para pisos, paredes, bancadas ou acabamentos. Mas para fazer a melhor escolha, é essencial entender a diferença entre granito e mármore.
Embora se pareçam visualmente, cada pedra possui características próprias que podem influenciar no seu uso. Por isso, preparamos este artigo para te contar tudo sobre o assunto. Boa leitura!
Qual a diferença entre granito e mármore no dia a dia?
A principal diferença entre granito e mármore é a resistência e porosidade entre eles. Como consequência, os locais indicados para aplicação também são distintos:
O que é granito?
O granito é uma rocha magmática composta por minerais como quartzo e mica, que se destacam pela dureza e longevidade. Por isso, o material se transformou em um elemento tradicional nas construções brasileiras.
Além disso, o granito possui uma cartela de cores diversa, possibilitando encontrar o tom que melhor se adequa ao seu projeto de decoração.
Com poucas chances de manchar, quebrar ou arranhar, o material é indicado para:
- bancadas e balcões na cozinha;
- tampos de pia;
- pisos com alta circulação;
- fachadas;
- paredes.
O que é mármore?
Essa rocha tem como principal elemento o calcário e a principal diferença entre granito e mármore está na resistência do material.
O mármore é mais poroso e pode absorver mais sujeira, além de ter uma possibilidade maior de manchar.
Apesar disso, ele é bastante conhecido pelo efeito visual, contando com desenhos mais abstratos e veios marcados, o que dá um aspecto moderno e iluminado aos ambientes.
Levando em consideração suas características, o mármore é bastante indicado para:
- pisos internos;
- bancadas e revestimentos em banheiros;
- lareiras;
- divisórias;
- paredes internas;
- bancada de refeições;
- painel de sala de tv;
- apoio para bar.
Principais cuidados para granito e mármore
Apesar de existir diferença entre granito e mármore na hora de conservar os materiais, existem alguns cuidados em comum.
Para manter as peças deslumbrantes e aumentar a vida útil de cada pedra, se atente em:
- na cozinha, evitar colocar panelas quentes diretamente sobre a pedra;
- não deixar bebidas escuras caírem sobre pedras claras;
- nos banheiros, tomar cuidado com tinturas de cabelo nas superfícies;
- na hora da limpeza, utilizar apenas água e sabão neutro.
Com esse texto você conseguiu entender a diferença entre granito e mármore, mas você sabia que uma das vantagens de comprar um apartamento na planta é a possibilidade de personalizar revestimentos como esses? Qual deles você escolheria?