Qual o Walkability do seu novo imóvel?

Indicador é complementar à localização genérica e pode ser fundamental na escolha do imóvel. A “caminhabilidade” e o uso racional do carro nunca estiveram tão em voga no mundo.

A localização é um dos fatores mais importantes para escolha do imóvel e agora a PRIVATE traz a nota de “caminhabilidade” (Walkscore) da região da propriedade no seu site. É mais uma funcionalidade importante para quem está em processo de escolha para compra ou locação.

Como o Walkability influencia o valor de um empreendimento imobiliário?

O valor de um empreendimento imobiliário depende de vários fatores. Podemos citar, por exemplo, a segurança e a estética do local, a variedade e a qualidade de transporte sustentável, entre outros relacionados ao quão interessante um bairro ou casa pode ser para o morador.

Atualmente, um dos critérios mais importantes diz respeito à locomoção sustentável dos moradores e pedestres de determinadas regiões: a chamada walkability. Basicamente, esse é um conceito mensurável que desempenha um papel fundamental na visão que um indivíduo tem do seu bairro, ou de espaços nos quais deseja transitar.

O QUE É WALKABILITY?

Em tradução livre, walkability significa algo como “caminhabilidade”, uma expressão não usada em português, mas bastante intuitiva. Ela diz respeito à percepção que as pessoas têm sobre a acessibilidade, a mobilidade urbana e o transporte sustentável de uma localidade.

Trata-se de algo realmente importante na hora de considerarmos um imóvel. Afinal, antes de se investir ou mudar para um determinado espaço, não se deve focar apenas na casa em si, mas também em seus arredores.

COMO ESSE CONCEITO SE RELACIONA AO VALOR DE UM EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO?

Qualquer empreendimento, por mais qualificado que seja em termos de estética e estrutura, tende a se tornar menos aprazível se estiver mal localizado — em ruas com buracos ou má pavimentação, por exemplo. E isso não pesa apenas para quem busca moradia. Aqueles que pretendem investir no setor imobiliário, considerado um dos mais seguros e rentáveis do mercado, também estão sempre de olho nesse quesito.

O mesmo vale para a situação contrária: casas cercadas de boas estruturas, com qualidade em transporte ou acessibilidade (em especial quanto à mobilidade de idosos, crianças e pessoas com dificuldades de locomoção ou visão) tendem a ser mais bem-vistas por compradores e investidores. Em outras palavras, isso as valoriza no mercado.

POLÍTICA NACIONAL DA MOBILIDADE URBANA

Sancionada em 2012, a Política Nacional de Mobilidade Urbana tem relação direta com o conceito de walkability. Isso porque visa a integração de meios de transporte e a otimização em termos de mobilidade e acessibilidade, aprimorando a “caminhabilidade” dos espaços urbanos.

De modo geral, essa política defende que as ruas devem ser ambientes de encontro, convivência e bem-estar. Aplicando então essas noções ao meio imobiliário, entende-se que quanto maior for a capacidade de um pedestre de se deslocar confortavelmente em um bairro, maior é o valor dos empreendimentos contidos no local.

O QUE SIGNIFICA WALKSCORE?

O walkscore é a medida da walkability. Além da distância, ela mede o quão confortável e acessível é a rota a ser feita de um ponto a outro, variando de 0 a 100 — quanto mais cômoda ela for considerada, maior será essa pontuação.

Se você quiser saber o quão convenientes são os arredores de uma região, é possível usá-lo para analisar centenas de possibilidades de rota.

COMO CALCULAR ESSE INDICADOR?

Na hora de escolher um imóvel para viver ou investir, ou mesmo se você quiser saber mais sobre aquele no qual vive atualmente, é possível calcular a walkability por meio de uma ferramenta especializada para isso, como no site da Private. O local em questão passará por uma análise mais detalhada do que apenas o seu interior, levando em consideração todo o ambiente em torno dele por meio de dados do Google, por exemplo.

Imóveis para comprar ou alugar em Porto Alegre
Imóveis para comprar ou alugar em Porto Alegre

Além disso, é possível usar essa ferramenta para calcular a pontuação quanto ao transporte público da região, aos acessos de bicicleta, ou mesmo os índices de criminalidade em determinadas regiões. Sem dúvida, essa é uma excelente fonte de informações para tomar decisões mais seguras!

O site da Private Imóveis agora conta com esta funcionalidade inédita no mercado imobiliário: todo imóvel conta com a exibição de sua nota de Walkscore. Mais um indicador importante para que você faça a melhor escolha para comprar, alugar ou investir.

Fonte: https://urbe.me/lab/walkability/