Urban Jungle: Como escolher e cuidar das plantas em casa?

Você conhece a tendência urban jungle (selva urbana)? Esse é um estilo que tem ganhado cada vez mais espaço nas decorações residenciais. A ideia é ter mais verde em casa para aumentar o contato com a natureza e ainda criar ambientes aconchegantes, melhorar a qualidade do ar e embelezar cada cantinho.

Além de ser uma forma de trazer um pouco da floresta para dentro de casa e equilibrar com o caos dos meios urbanos, o cuidado com as plantas também pode ajudar a relaxar e até se tornar uma atividade prazerosa.

Mas, para aproveitar todas essas vantagens, é importante tomar alguns cuidados na hora de incorporar as plantas à decoração.

Confira as dicas que separamos para você acertar ao levar a natureza para dentro da sua casa!

potted plant on marble table near window

Existem milhares de plantas disponíveis nas floriculturas, mercados e lojas de decoração.

No entanto, cada uma tem as suas particularidades e isso precisa ser considerado antes da compra, principalmente se você quiser mantê-las vivas e bonitas por muito tempo.

Além disso, também é importante entender o resultado decorativo que você deseja.

Você prefere folhagens ou flores? Quer algo discreto ou exuberante? E em relação ao tamanho, o que você mais gosta? As plantas vão ficar em área externa ou em algum cômodo? Como vão compor a decoração?

Todos esses detalhes ajudam a entender o tipo de ideal de planta para ornar com os outros detalhes da casa. Depois de entender o seu objetivo, chegou a hora de escolher as espécies adequadas e levá-las para casa.

Veja a seguir quais são os cuidados necessários nesse momento.

1. Entenda as necessidades das plantas escolhidas

Cada planta precisa de um cuidado diferente em relação à luminosidade, rega e adubação. Há, ainda, as que são mais sensíveis a condições como vento, umidade e temperaturas extremas.

Pesquise bastante antes de escolher e considere essas características para garantir que a planta escolhida terá tudo o que é necessário para se desenvolver de forma saudável.

green plant in pot

2. Escolha um local adequado

Após entender as demandas das plantas escolhidas, coloque-as num local com as condições adequadas.

Se escolher uma samambaia, por exemplo, evite espaços com correntes de ar ou com luz solar direta.

No caso de um cacto, sol não será o problema, mas ambientes muito fechados e escuros podem não ser as melhores escolhas.

Respeitando as especificidades de cada espécie, você conseguirá montar uma decoração mais harmoniosa e ainda garantir a sobrevivência das suas plantas.

man in black crew neck t-shirt holding green plant

3. Tenha atenção à interação de pets e crianças

Algumas plantas são tóxicas e podem prejudicar a saúde se forem ingeridas. Caso não consiga mantê-las em um local seguro e afastado de crianças e animais, evite usá-las na decoração.

Comigo-ninguém-pode, lírio-da-paz e bico de papagaio (muito comum em decorações natalinas) são alguns exemplos.

green plant on brown wooden table

4. Dedique um tempo para o cuidado das plantas

Ao optar por plantas naturais, é necessário se organizar para incluir os cuidados na sua rotina. Caso não tenha muito tempo para isso, o ideal é investir apenas em plantas de baixa manutenção, ou seja, que prefiram regas mais espaçadas e não precisem de adubação ou poda constante.

De qualquer forma, nenhuma planta pode ser simplesmente colocada em um canto e receber apenas uma rega ocasional — nem mesmo os cactos! Todas precisam de nutrientes, água e atenção.

Esperamos que tenha gostado dessas dicas para ter mais verde em casa e aderir à tendência urban jungle.

Quer ter acesso a mais conteúdos e dicas para a sua casa? Acompanhe o nosso perfil no Instagram e fique por dentro!