Encontrar um apartamento em São Paulo pode ser uma tarefa desafiadora com tantas opções. Segundo o levantamento do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), entre setembro de 2020 e agosto de 2021 foram mais de 65 mil apartamentos novos vendidos.
Por isso, para você que deseja adquirir um imóvel para morar, ou até mesmo como investimento, existem algumas dicas para tornar esse processo mais assertivo.
Como encontrar o melhor apartamento em São Paulo?
Antes de começar a buscar um apartamento em São Paulo, liste as suas principais exigências para que o processo se torne mais eficiente.
Ao considerar suas exigências, destaque itens que você não abre mão como por exemplo: Morar perto de um parque ou próximo do seu trabalho, quando for considerar a localização. Pense também no tipo de acabamento do imóvel e itens que você não abre mão em um condomínio.
Com essas exigências bem definidas você consegue excluir opções que não fazem sentido antes mesmo de visitá-las. Com suas condições estipuladas, na hora de comprar um imóvel considere também itens como:
1. Localização
Se você já tem simpatia por bairros específicos, como Itaim Bibi, Moema, Campo Belo ou Higienópolis, é importante estudar a região antes de assinar os papéis de compra. Para isso, leve em consideração os seguintes pontos:
- comércio local;
- iluminação pública;
- índice de segurança;
- escolas;
- hospitais;
- presença de áreas verdes;
- mobilidade;
- possíveis obras ao redor.
O entorno é muito importante para a sua qualidade de vida e para a valorização do investimento.
2. Área de lazer
Se você optar por um apartamento em condomínio, analise as opções de lazer dentro do espaço.
O condomínio garante a valorização do investimento e alguns contam com vantagens como piscinas, jacuzzis e academias completas. Isso tudo faz com que os moradores não precisem se deslocar para realizar algumas atividades, economizando tempo no seu dia a dia.
3. Acabamentos
O acabamento é um dos maiores diferenciais de um imóvel. Ao considerar um apartamento em São Paulo, preste atenção no material utilizado nos pisos, paredes e demais acabamentos.
A qualidade do acabamento garante a beleza e uma durabilidade maior, pois um acabamento mal feito, ou de baixa qualidade, pode deixar vãos entre os pisos e acumular sujeira, por exemplo. Nesse sentido, redobre a atenção na cozinha e no banheiro.
4. Automação
Atualmente muitos imóveis e condomínios já contam com soluções inteligentes que otimizam o seu tempo e trazem mais conforto.
Com um simples toque no celular, você pode controlar vários itens dentro da residência, como a temperatura do ar-condicionado, acender e apagar luzes, abrir as portas e até mesmo acessar as câmeras de segurança.
Se você busca por esse tipo de comodidade, não deixe de considerar a automação presente no condomínio e no imóvel quando for comprá-lo.
5. Documentação
Caso depois de toda a busca você finalmente encontre o apartamento em São Paulo ideal para você, na hora de realizar a proposta, peça os seguintes documentos:
- certidão negativa de débitos do vendedor;
- certidão negativa de protestos do vendedor;
- certidão de situação fiscal do imóvel;
- certidão negativa vintenária de ônus reais do imóvel;
- comprovante de inexistência de débitos do imóvel.
Toda essa lista vai te amparar e garantir que o imóvel e o proprietário estejam em situação regular com a justiça.