Imóveis De Alto Padrão: Tendências Para 2022

A pandemia de Covid-19 trouxe grandes mudanças para o mercado imobiliário e evidenciou a importância de investir em maior conforto, praticidade e segurança. Esses quesitos são grandes diferenciais dos imóveis de alto padrão. 

Mas o que esperar de 2022 em relação a este setor? Saiba mais neste artigo. 

Um panorama do setor de imóveis de alto padrão

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção projeta um crescimento de 2% no mercado imobiliário brasileiro em 2022. 

Apesar de ser um crescimento mais modesto do que o visto em 2021, a pandemia escancarou a resiliência do setor, mostrando como esse investimento é um dos mais seguros a médio e longo prazo. O imóvel sempre será uma opção segura para proteção patrimonial. 

Principais tendências para imóveis de alto padrão em 2022

Diante disso, conheça as principais tendências para os imóveis de alto padrão em 2022:

1. Plantas modulares e espaços bem divididos

Ter espaços bem divididos para descanso, lazer ou atividades físicas se tornou uma necessidade por conta do home office. Além de imóveis com ambientes mais arejados e ventilados, uma novidade surgiu em Recife (PE) e se tornou destaque no jornal Folha de São Paulo. 

A possibilidade de aumentar ou diminuir a área da sua residência foi uma ideia da empresa Molegolar e prédios que podem ser vendidos em módulos começaram a ser projetados e construídos. 

O idealizador explica que os espaços são vendidos a cada 50 metros quadrados e é possível alugar outras áreas, atendendo a cada necessidade. 

2. Infraestrutura para o lazer

Por conta do home office, os imóveis que contam com um espaço de lazer são mais buscados. 

Isso influencia diretamente na qualidade de vida do morador proporcionando fatores como:

  • melhora da saúde física e mental;
  • aumento da disposição no cotidiano;
  • melhor qualidade do sono;
  • menor estresse. 

3. Casas estão em alta

As casas, principalmente na cidade de São Paulo, seguem com uma procura alta. 

Esse movimento acontece especialmente com o retorno presencial das escolas e também com o trabalho híbrido adotado em parte das empresas. 

A busca por casas e mais espaço tem estimulado novos produtos como a criação de pequenos condomínios (com até 12 casas) em bairros como Morumbi e Butantã, conciliando conforto, privacidade e segurança. Outros locais indicados para quem busca esse tipo de comodidade são: 

  • Itaim Bibi;
  • Vila Olímpia;
  • Moema.

4. Tecnologia

O isolamento social criou também a exigência por uma conexão com a internet impecável. Neste período a adoção de assistentes virtuais, que permitem controlar itens automatizados como luzes, persianas e até eletrodomésticos, fez com que uma boa infraestrutura de conectividade fosse um diferencial. 

5.  Sustentabilidade

A pandemia também fez com que enxergássemos de forma mais consistente o impacto dos seres humanos no meio ambiente e essa transformação já é vista nos imóveis. 

  • Nesse quesito, alguns itens entram na lista: 
  • locais com espaços verdes;
  • uso de materiais reciclados;
  • utilização de lâmpadas LED, pela economia;
  • desenvolvimento de recursos para reaproveitamento de água da chuva;
  • locais próprios para recarga de carros elétricos. 

Já aproveitou as informações para fazer o check list do seu próximo empreendimento imobiliário? Se você busca iniciar um empreendimento do zero, saiba como fazer o projeto arquitetônico do seu imóvel.