Entenda a Mudança no Imposto de Renda Para Declaração De Imóveis

É chegada a hora de ficar em dia com o leão e o prazo de entrega do documento à Receita Federal segue até 29 de abril de 2022. Neste ano, os proprietários de imóveis precisam estar atentos a uma mudança no Imposto de Renda. 

Continue a leitura e entenda qual é a diferença na declaração de imóveis em 2022!

Qual é a mudança no Imposto de Renda na declaração de imóveis?

A principal mudança no imposto de renda para o contribuinte que possui imóveis é a possibilidade de atualização no valor desses bens na declaração. Essa medida foi aprovada no ano de 2021 e se aplica a imóveis declarados anualmente, comprados por pessoas físicas até 31 de dezembro de 2020.

Em anos fiscais anteriores, os imóveis são mantidos com seu valor original. E, para realizar a venda, é preciso desembolsar entre 15% e 22,5% de imposto sobre o ganho (diferença entre preço de venda e de custo).

Agora, com essa mudança, os donos de terrenos, apartamentos e casas poderão atualizar os valores patrimoniais pagando apenas 4% de imposto sobre a diferença. O prazo de adesão e o pagamento do imposto seguem até o final de abril de 2022.

O previsto é que essa alteração continue sendo válida para os próximos anos também.

Mudança para imóveis rurais e bens no exterior

Quando falamos de imóveis, a regra de atualização de valores se aplica apenas à terra nua. 

Já para bens no exterior, a antecipação do imposto menor vale para bens que estejam apresentados na declaração de ajuste, referente ao ano-calendário de 2020. Nesse caso, a alíquota é de 6%. 

Como a mudança no Imposto de Renda beneficia o proprietário?

Essa mudança no Imposto de Renda favorece aqueles que desejam atualizar o valor de seus imóveis, pagando muito menos imposto na hora da venda. 

No entanto, o proprietário precisa ter em mente que sobre o valor tributável (em que incide imposto) não haverá a aplicação de fatores de redução — aqueles reduzem o imposto a pagar à medida que o tempo passa entre a compra e a venda. 

Outros benefícios são que essa atualização não está vinculada a qualquer obrigação de venda e que, com ela, o imóvel passa a possuir um novo preço de aquisição. É importante lembrar que os impostos “normais” irão continuar sendo aplicados sobre a diferença entre esse valor e o valor de venda futura.

Agora que você já sabe qual a mudança no Imposto de Renda para declaração de imóveis, que tal conferir algumas vantagens de investir em propriedades para ter mais patrimônio?