Como Fazer o Projeto Arquitetônico de um imóvel

Um projeto arquitetônico tem como objetivo apoiar a construção ou a reforma de uma determinada obra e podem ser feitos para fins residenciais ou comerciais. 

Hoje, especialmente em imóveis de alto padrão, é comum ver a presença da tecnologia, transformando os imóveis em locais inteligentes e automatizados. 

Saiba mais sobre o assunto.

8 etapas para no processo de um projeto arquitetônico

Nem sempre você consegue imaginar os processos do projeto de um imóvel ao contratar um profissional da área. Esse tipo de investimento resolve questões como alimentação de água, energia elétrica, águas pluviais e acessos, por exemplo. 

Na primeira conversa entre você e um arquiteto, existem etapas importantes para o sucesso do projeto arquitetônico e, por consequência, da sua obra. 

1. Briefing 

O primeiro passo do profissional é uma entrevista com você. A partir disso, é possível estabelecer o programa de necessidades ou o briefing. 

Esse momento inicial é destinado para que o arquiteto reúna a maior quantidade de informações possíveis sobre as suas expectativas e necessidades. Nesta fase você pode deixar claro, por exemplo, se quer uma cozinha com ilha, ou um terraço mais aconchegante.. Além disso, é importante avaliar o número de pessoas que irão utilizar o espaço. 

O briefing também é importante para fechar o contrato com valores, prazos e a duração do projeto. 

2. Estudo do local 

A partir dessa primeira conversa, o arquiteto faz um levantamento de dados como:

  • metragem do ambiente;
  • níveis;
  • condições topográficas e ambientais.

No caso de edificações prontas, essa etapa busca avaliar características gerais da rua, dos imóveis vizinhos e até mesmo das paredes estruturais no caso dos apartamentos. 

3. Estudo de viabilidade

Esse passo é crucial para construções que começarão do zero, pois é quando os profissionais irão avaliar se o projeto estará de acordo com o Plano Diretor e o Código de Obras da Cidade. 

4.  Estudo preliminar

É nesta fase que a iniciativa começa a ganhar forma e já é possível conferir os croquis, plantas baixas, imagens 3D e outras representações da construção. 

Você já consegue ter uma ideia de como o seu projeto ficará na íntegra, mas é importante lembrar que as imagens, embora costumem se aproximar bastante do real, são apenas referências. 

5. Anteprojeto

Após a criação das representações do planejamento, o arquiteto parte para uma etapa mais técnica, em que o projeto começa a ganhar informações mais detalhadas. 

Esse detalhamento é importante porque, a partir dessa fase, outros profissionais estarão envolvidos no trabalho. Eles podem ser de hidráulica, infraestrutura, hidrossanitários, entre outros. 

O anteprojeto inclui as plantas:

  • baixa;
  • de cobertura;
  • de localização;
  • de situação;
  • corte transversal; 
  • corte longitudinal;
  • fachada. 

6. Projeto legal

Esse é um conjunto de documentos enviados pelo profissional para aprovação da prefeitura ou condomínio e o anteprojeto deve ser incluído nessa fase. 

As reformas de interior de apartamentos ou casas não precisam de aprovação do município, mas da validação do condomínio quando for o caso. 

7. Projeto executivo

O projeto executivo reúne as plantas que vão para o canteiro de obras e todas as especificações e documentos necessários para iniciar a obra: 

  • projetos de engenharia civil: elétrica, hidráulica, forro, luminotécnica, gás e dutos de ar-condicionado;
  • especificações de revestimentos e pintura;
  • projetos de marcenaria e marmoraria.

Aqui, o profissional detalha os materiais, medidas, pontos de hidráulica e iluminação, em uma espécie de guia que vai para os executores dos projetos. 

8. Orçamento

A última etapa do projeto arquitetônico é as pranchas técnicas de execução, onde devem constar todas informações para cada fornecedor poder orçar a execução de cada etapa da obra. 

Assim é possível calcular o valor total, incluindo a parte de decoração pré definida nas suas perspectivas. 

Em resumo, esse tipo de ação é voltada para fazer com que o seu lar se torne mais aconchegante e atenda as necessidades. Se você está pensando em dar um upgrade no seu cantinho, conheça agora as vantagens de investir em imóveis de alto padrão.