Desconto de IPTU: como funciona

Com a chegada de um novo ano, uma das preocupações de qualquer proprietário de imóvel é a cobrança de um imposto essencial: o IPTU. De caráter municipal, ele serve para a captação de recursos para a cidade executar diversos projetos e melhorias ao longo do ano. Como forma de incentivo, há prefeituras que oferecem o desconto de IPTU.

Ele tem condições específicas e você deve conhecer as possibilidades para aproveitar o pagamento com abatimentos. Assim, é possível diminuir os encargos tributários e manter as propriedades totalmente regularizadas.

A seguir, descubra tudo sobre o desconto de IPTU e veja como aproveitá-lo!

O que é o desconto de IPTU?

A cobrança de um dos principais impostos municipais costuma ser feita com redução quando o pagamento é realizado em cota única. Então, quem paga todo o valor devido de uma só vez, até a data especificada, costuma aproveitar preços melhores.

Isso ocorre porque as prefeituras buscam estimular os contribuintes a se manterem adimplentes e a fazerem a quitação de modo adiantado. Dessa maneira, o município reforça o próprio caixa e tem menos riscos de lidar com inadimplentes, por exemplo.

Para você, como contribuinte, é uma forma de reduzir legalmente o pagamento de impostos, mantendo os imóveis em dia desde o começo do ano.

Como saber qual será o desconto de IPTU?

Para conhecer qual será a alíquota para a redução do IPTU, você deve considerar que cada município pode determinar quais serão as condições adotadas — e mesmo se haverá desconto ou não.

Por isso, o ideal é procurar o site da respectiva prefeitura, onde as informações são apresentadas de maneira ampla.

Como referência, Porto Alegre ofereceu 8% de desconto para os contribuintes que pagaram de modo antecipado e em cota única, em 2022. Para São Paulo, a redução oferecida nas mesmas condições foi de 3% sobre o tributo.

Até quando é possível obter o desconto?

Da mesma forma que a alíquota de desconto do IPTU é definida por cada prefeitura, o período de abono também muda de acordo com os municípios.

Em Porto Alegre, o abatimento no IPTU em 2022 foi anunciado em meados de dezembro de 2021. A data limite era de 4 de janeiro de 2022 para obter o abatimento sobre o tributo.

Já em São Paulo, o envio dos boletos acontecerá entre janeiro e fevereiro. As datas de vencimento poderão ser definidas individualmente, para os que tiverem atualizado os dados cadastrais no site da prefeitura. No geral, os vencimentos ocorrerão em fevereiro.

Como pagar o seu IPTU com desconto?

Para fazer o pagamento do IPTU com desconto, você deve verificar as informações de prazos e alíquotas junto à prefeitura. Feito isso, basta pagar o carnê de cota única dentro do prazo determinado.

Normalmente, a quitação pode ser feita em agências bancárias e, em alguns casos, pela internet. Dentro das condições determinadas, a redução é aplicada e você mantém o imóvel regularizado por menos.

Como você viu, o desconto de IPTU é definido por cada prefeitura, bem como o período de pagamento. Ao fazer a quitação do imposto em cota única, você tem a chance de aproveitar essa alternativa.

Quer acompanhar outras informações e as novidades do mercado imobiliário? Assine nossa newsletter!