Por que buscar por crédito imobiliário no alto padrão?

O crédito imobiliário está cada vez mais presente no setor de alto padrão, sendo utilizado para a compra de imóveis de valor elevado. Não é por acaso que a venda de apartamentos de luxo em São Paulo bateu recorde em 2021, por exemplo.

Nesse sentido, é importante entender por que, mesmo com a disponibilidade financeira para uma compra à vista, pode valer a pena recorrer a essa solução financeira. Desse modo, você compreenderá como utilizar melhor seus recursos a favor das oportunidades do mercado.

Na sequência, descubra motivos que justificam buscar esse tipo de crédito mesmo estando no mercado de alto padrão!

Acesso aos recursos via sistema distinto

Na maior parte dos casos, os financiamentos imobiliários são realizados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Ele é utilizado para imóveis de menor padrão e, por isso, apresenta limitações quanto ao valor do imóvel e demais condições. No entanto, o crédito imobiliário para alto padrão segue um caminho distinto.

Na prática, ele é disponibilizado via Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Essa é uma estrutura à parte e que também é mais flexível.

Por meio do SFI, não há limites para o valor do imóvel ou mesmo para o comprometimento de renda. Com isso, é possível comprar imóveis acima de R$ 1,5 milhão com menos burocracia, sem deixar de aproveitar as facilidades desse tipo de crédito.

Condições diferenciadas para o crédito imobiliário no alto padrão

Outro ponto que justifica a busca pelo financiamento no alto padrão é o acesso a condições diferenciadas e potencialmente mais vantajosas. O SFI, como visto, oferece mais flexibilidade e as instituições financeiras também conseguem oferecer condições variadas.

Dependendo do seu relacionamento com seu banco principal, é possível conseguir condições especialmente favoráveis, como uma taxa de juros menor. Isso também se deve à avaliação do perfil de crédito, que tende a ser mais favorável pela composição de renda e patrimônio.

Ainda, vale saber que existem construtoras que oferecem condições diferenciadas para a aquisição de unidades. O financiamento por parte das empresas responsáveis por imóveis na planta, por exemplo, pode apresentar características mais interessantes para quem compra.

Liquidez para os recursos

A busca por crédito imobiliário no alto padrão também se justifica pela necessidade de manter ou mesmo elevar a liquidez do patrimônio. Afinal, uma aquisição à vista pode descapitalizar o comprador, ainda que momentaneamente.

Em vez disso, faz mais sentido aproveitar as condições do crédito imobiliário — que, inclusive, é mais favorável que outras soluções de crédito.

Assim, é possível manter uma disponibilidade maior de recursos, os quais podem ser usados até para a decoração ou reforma do novo imóvel ou para a concretização de outros planos.

Rentabilização do patrimônio

O fato de o financiamento evitar a descapitalização do patrimônio também é importante para ajudar na obtenção de condições mais interessantes, em termos de rendimento. Funciona assim: o dinheiro que seria usado diretamente na compra pode ser investido em oportunidades do mercado financeiro.

Dependendo da composição da carteira de investimentos, o rendimento poderá ser superior ao custo do financiamento. Logo, é possível fortalecer e expandir o patrimônio, aproveitando as condições do mercado de maneira estratégica.

O crédito imobiliário no alto padrão pode oferecer condições melhores e facilitar a compra, sem gerar descapitalização. Sendo assim, considerar um financiamento poderá facilitar seu investimento no mercado imobiliário e em outros setores.

Quer acompanhar mais novidades do segmento imobiliário? Assine nossa newsletter e não perca nada!