Tipos De Iluminação Por Ambiente: Como Escolher?

Na hora de decorar um imóvel, muita gente se preocupa com as cores, tendências e planejamento dos móveis. Mas um ponto importante que não  pode ser negligenciado são os diferentes tipos de iluminação e a forma de aplicar esse recursos nos ambientes da sua casa. 

Um projeto luminotécnico bem executado ressalta a decoração, amplia espaços e torna o ambiente mais aconchegante, promovendo o bem-estar dos moradores. Por isso, saiba mais sobre o assunto neste artigo. 

Por que utilizar diferentes tipos de iluminação em casa?

Nem todo mundo está habituado a incluir o projeto luminotécnico na decoração do apartamento. Esse recurso é responsável por trazer mais funcionalidade, beleza, bem-estar e até economia de energia para a sua casa. 

Nesse sentido, é importante utilizar diferentes tipos de iluminação, que se expressam na  escolha das luminárias e das lâmpadas Isso porque os pontos de luz podem emitir diferentes tons, que são indicados para ambientes e situações diferentes. 

O branco frio, por exemplo, emite uma tonalidade mais ligada ao azul e é indicado para espaços que exigem maior foco e limpeza, como cozinhas, escritórios e banheiros. 

Já o branco quente produz uma luz mais alaranjada, estimulando o relaxamento e sendo indicado para salas de estar e dormitórios. 

5 tipos de iluminação para a sua casa

Além da tonalidade das lâmpadas, existem pelo menos cinco tipos de iluminação possíveis:

1. Direta

Nessa opção, a luz é direcionada sobre algum ponto específico, sendo ideal para quem precisa de focos de luz em algum objeto. 

Pode ser utilizado em:

  • sala de estudos;
  • escritório;
  • bibliotecas;
  • banheiro.

2. Indireta

Nesse modelo, a luz não é o principal foco. Ela contribui para ressaltar peças e objetos do espaço, especialmente refletindo em superfícies mais claras como tetos ou paredes. 

Podem ser instaladas por meio de: 

  • arandelas;
  • sancas;
  • spots direcionados. 

3. Difusa

Nessa opção, todo o ambiente é iluminado de forma suave, sem gerar contrastes e sombras sobre os objetos ou móveis. Esse efeito é obtido graças a um filtro colocado sobre a lâmpada, que pode ser uma peça de acrílico. 

Essa iluminação é ideal para salas, quartos e banheiros. 

4. Linear

A partir de um sistema moderno em que a iluminação é feita com linhas contínuas de luz. 

A iluminação linear é muito útil em ambientes funcionais como cozinhas e escritórios e, quando bem distribuída, resulta numa estética muito interessante. 

5. De destaque

Mais voltada para áreas externas, essa iluminação ajuda a destacar pontos específicos do ambiente e decoração. 

Com uma luz mais concentrada é ideal para fachadas, áreas de paisagismo ou até mesmo para iluminar obras de arte. 

Se você quer atribuir diferentes tipos de iluminação no seu lar e não tem ideia de por onde começar, saiba que a possibilidade de customização é uma das vantagens de comprar um imóvel lançamento. 

Assim, é possível criar um projeto de decoração atrelado ao projeto luminotécnico do zero. Conheça também as outras vantagens de comprar um imóvel lançamento!