O Que É Tokenização De Ativos Imobiliários?

Há alguns anos, o Banco Central já indicava a tokenização de ativos como uma das maiores tendências do mercado financeiro pela agilidade que confere às transações.

Agora, esse processo, que usa como base a tecnologia blockchain (um modo de organização de dados que possibilita o registro de uma informação de forma permanente e que segue a mesma base de criptomoedas), chegou também ao mercado imobiliário. 

Continue a leitura e entenda o que é esse novo conceito!

O que é um token?

Antes de nos aprofundarmos no conceito de tokenização, é preciso entender o que é um token. De forma breve, podemos defini-lo como uma espécie de criptomoeda. 

Quem possui esse token é dono do bem ou serviço que ele representa. 

O que é a tokenização de ativos imobiliários?

Podemos afirmar que a tokenização de ativos imobiliários nada mais é do que uma representação digital de um bem real. 

Ao tokenizar um apartamento, por exemplo, ocorre a substituição dos dados reais da escritura por outros correspondentes e criptografados. 

Quando falamos de apartamentos ou outros bens, eles estão sempre representados por tokens não-fungíveis (em inglês, “non-fungible-token” ou NFT). 

Vantagens da tokenização de ativos imobiliários

O processo de tokenização de ativos pode ser aplicado tanto para imóveis quanto para outros bens, oferecendo alguns benefícios. Veja quais são eles.

Digitalização 

Quando um token imobiliário é criado, ele vira uma versão digital do bem que representa. Ao tokenizar um apartamento, por exemplo, você terá uma chave virtual dele. 

Isso é algo muito favorável, já que permite que a compra ou venda desse ativo seja realizada com mais tranquilidade  e sem o envolvimento de outras pessoas além das partes interessadas na negociação.

É como se o processo fosse agilizado e funcionasse como um PIX, evitando gastos desnecessários com burocracia.

Mais transparência

Já pensou consultar todas as informações sobre um imóvel rapidamente? Com a tokenização isso é viável. 

O token possibilita confirmar a origem do bem, sua forma de aquisição e verificar outras transações em que o imóvel foi envolvido.

Possibilidade de divisão e mais segurança

Se você deseja investir em imóveis, por exemplo, não é preciso comprar um apartamento, pois é possível adquirir apenas uma fração dele. A tokenização também permite comprar um bem tanto por “inteiro” quanto em “partes”.

Além disso, por envolver diversos níveis de criptografia, a tokenização de ativos imobiliários é muito mais segura. Afinal, os dados do apartamento ou bem inscritos no token só podem ser consultados pelo proprietário dele, protegendo informações sigilosas que possam ser prejudiciais caso sejam expostas.  

Agora que você já conhece mais sobre a tokenização de ativos, está apto a buscar aplicar essa facilidade para seus bens em plataformas especializadas. Isso posto, que tal entender as vantagens de investir em imóveis de alto padrão da Private?